Filmes, séries e música: relembre participações de músicos consagrados nas telas – Culturadoria

9 de abril de 2023 Off Por admin

Desde Keith Richards e Paul McCartney, até Billie Eilish e Rihanna, selecionamos dez aparições de estrelas da música em filmes e séries

por Caio Brandão | Repórter

Billie Eilish

A estrela do pop é a grande novidade no que se refere às participações de músicos em séries e filmes. Estreando como atriz, Billie está no elenco da série “Swarm” (2023), do Prime Video. Inspirada na base de fãs de Beyoncé, a obra explora o fanatismo levado ao extremo. 

Billie Eillish. Foto Gregg DeGuireFilmMagic

O papel interpretado pela cantora, “Eva”, é a líder do culto a partir do qual a trama se desenvolve. Além disso, a criação da personagem foi influenciada por acontecimentos reais. Sendo assim, Eva foi baseada em Keith Raniere, que foi o líder do culto NXIVM que, de fato, existiu e teve o auge de sua popularidade entre 2016 e 2018, mesmo período de tempo no qual a série se passa.

Paul McCartney

Keith Richards não foi a única lenda do rock que se aventurou em um navio pirata. Em 2017, o beatle Paul McCartney esteve no elenco de “Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar” (2017), interpretando o personagem “Tio Jack”.

Contudo, a presença de McCartney não impediu a chuva de críticas negativas ao filme. Não que Paul pudesse fazer muita coisa a respeito, já que o músico aparece brevemente no longa. 

Rita Lee

A rainha do rock nacional não é nenhuma estranha para o mundo dos filmes. A excentricidade e talento de Rita Lee fizeram com que o mundo do cinema abrisse suas portas para ela, e é claro que a majestade correspondeu. 

Rita Lee na foto de capa de Fruto Proibido. Foto Rita Lee.

A artista atuou nos longas “Dias Melhores Virão” (1989), “Durval Discos” (2002) e “A Primeira Missa (2014)”. Além disso, emprestou sua voz à personagem “Rê Bordosa”, criada pelo cartunista Angeli, na animação “Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll”.

Seu Jorge

Ostentando uma carreira próspera tanto na música, quanto no cinema, Seu Jorge se tornou um marco na cultura brasileira, inclusive em filmes. Porém, um dos papéis mais memoráveis veio a partir da colaboração com o diretor estadunidense Wes Anderson. 

O artista figurou no elenco de “A Vida Marinha Com Steve Zissou” (2004), fazendo o papel de Pelé dos Santos. Além disso, tem participação ativa na trilha sonora do filme, interpretando canções clássicas de David Bowie.

Keith Richards 

O infindável guitarrista do Rolling Stones construiu uma imagem verdadeiramente icônica, transformando-o em fonte de inspiração em várias formas de arte. Consequentemente, Johnny Depp se baseou na imagem e personalidade de Richards para dar forma ao capitão Jack Sparrow, da popular saga “Piratas do Caribe”. 

O terceiro filme, “Piratas do Caribe: no Fim do Mundo” (2007), apresentou ao público o personagem Edward Teague, pai de Jack. Assim, a escolha pelo ator que o interpretaria se tornou óbvia: o próprio Keith Richards!

Rihanna 

Depois de se estabelecer como uma das maiores estrelas da história do pop, a cantora se viu com possibilidades de expandir seu alcance artístico. Rihanna compôs o elenco de “Battleship – A Batalha dos Mares” (2012), mas o resultado não foi o esperado.

O filme foi massacrado pela crítica, e a atuação da artista não passou batida. O produto final foi considerado tão ruim que chamou a atenção do prêmio Razzie, que “premia” os piores filmes e performances do ano. 

Rihanna foi a ganhadora da categoria “Pior Atriz Coadjuvante”, interpretando a personagem “Cora Raikes”. Contudo, isso não a impediu de voltar às telonas em longas como “Oito Mulheres e Um Segredo” e “Valerian e a Cidade dos Mil Planetas”. 

Dave Grohl

As contribuições de Dave Grohl para a música englobam várias gerações, sendo membro das bandas gigantescas “Nirvana” e “Foo Fighters”. Somando ao seu currículo musical abarrotado, Grohl também marcou presença na indústria cinematográfica.

O papel mais icônico do músico foi em “Tenacious D – Uma Dupla Infernal” (2006), interpretando simplesmente o Diabo. Sim, o vermelho, com chifres e tal. Grohl estrela a cena mais marcante do longa, na qual os protagonistas entram em uma batalha musical contra o demônio.

David Bowie

Falando nele, o cantor agraciou as telonas na comédia “Zoolander” (2001). Interpretando a si mesmo, Bowie aparece como o jurado de uma batalha de modelos. A cena se tornou icônica e matéria prima de memes pelas atuações gloriosamente exageradas de Ben Stiller e Owen Wilson, que viveram os supermodelos ficcionais Derek Zoolander e Hansel, respectivamente.

Sabotage

Um dos maiores rappers da história do Brasil, Sabotage se aventurou no cinema ao viver o personagem “Fuinha”, no clássico longa “Carandiru”. Porém, essa não foi a estreia do artista nas telonas, considerando que ele já havia interpretado a si mesmo no longa “O Invasor”.

Luiz Melodia

O cantor e compositor explorou sua veia cênica ao dividir com o cantor Seu Jorge o papel de “Massu”, no filme “Casa de Areia” (2005). Luiz interpreta o personagem com idade avançada, enquanto Seu Jorge atuou nos momentos de juventude. 

Ironicamente, o único outro personagem que Melodia assumiu nos cinemas também se chama Seu Jorge, no filme “Quase Dois Irmãos” (2004).