Walt Disney: biografia do gênio que criou Mickey Mouse – Culturadoria

25 de novembro de 2022 Off Por admin

Criador do império Disney é conhecido pela criatividade e visão de futuro, além da superação

Nascido em 1901, Walt Disney foi o responsável pela criação do maior estúdio de animação em Hollywood. Ele fundou a Walt Disney Company ao lado do irmão, Roy Disney, que, além de criar alguns dos filmes mais memoráveis da história do cinema, também passou a investir em parques temáticos na Califórnia e na Flórida, nos Estados Unidos, além de França, Japão e Hong Kong.

De acordo com os especialistas, características dele, como a inquietação e um rápido fluxo de ideias, levam a crer que Walt Disney possuía TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), fazendo uso dos desenhos como uma maneira de organizar as ideias.

Infância

Walt Disney nasceu em 5 de dezembro, na cidade de Chicago. Ele era filho do empreiteiro Elias Disney e da professora Flora Call Disney, e relatos apontam que desde os 7 anos de idade ele já tinha aptidão para as artes, sendo um excelente desenhista. Por isso, aos 14 anos, ele ingressou no Kansas City Art Institute.

Porém, no início da vida, a carreira começou em uma área diferente. Aos 16 anos, ele começou a atuar como motorista de ambulância, conquistando a independência. Entretanto, o trabalho não durou muito, pois aos 18 anos ele retornou ao Kansas City para investir na carreira de cartunista de propaganda, passando a produzir filmes publicitários.

Cinema

Em 1923, Walt Disney partiu para Hollywood, onde produziu um filme com a técnica de animação com atores reais. As produções com essa técnica passaram a ser exibidas nos cinemas antes dos filmes principais. O sucesso das produções fez com que ele montasse uma empresa com o irmão, oferecendo os filmes a uma distribuidora. Foi assim que surgiram “Alice” e, logo depois, “O Coelho Oswald”.

Lilian Bounds, uma das funcionárias, virou esposa em 1925. E, em 1927, Walt criou um dos maiores sucessos, o rato “Mickey Mouse”, batizado por Lilian. Nesse período, começaram a surgir os filmes coloridos e com efeitos sonoros. Em 1928, o desenhista lançou “Steamboat Willie”, o primeiro filme com som.

Fortuna

Durante a Segunda Guerra Mundial, Walt Disney colaborou com as Forças Armadas fazendo filmes animados com instruções para os soldados americanos. Com o final da guerra, o estúdio estava sem recursos. Porém, com o lançamento de “Cinderela”, um sucesso instantâneo do estúdio, ele conseguiu adquirir uma fortuna.

Walt Disney faleceu no dia 15 de dezembro de 1966, em Los Angeles.