The Batman: noir investigativo de Matt Reeves é um dos melhores filmes do herói – Culturadoria

12 de abril de 2022 Off Por admin

Filme dirigido por Matt Reeves traz Robert Pattinson como o Batman e Zoë Kravitz como a Mulher-Gato

Por Ana Pisani | Culturadora

Depois de muita expectativa, The Batman finalmente chega às telonas. Dirigido por Matt Reeves, o filme traz o homem-morcego no segundo ano de atividade em Gotham, uma metrópole que está tomada por crime e corrupção. Nesse contexto, o serial killer Charada começa a agir. O vilão opera deixando pistas enigmáticas a cada assassinato. Com isso, o herói é obrigado a juntar peças de um quebra-cabeça que escancara os podres da elite.

Logo de início, Batman se apresenta com uma narração em off que imediatamente nos remete ao noir investigativo proposto pelo diretor. De fato, é o Batman detetive que ganha vida na narrativa. Nada mais justo vindo do super-herói que não tem superpoderes. A ambientação noir é composta por uma cidade chuvosa e pela violência das ruas. Sendo assim, o tom é sério e o visual é sombrio.

Enredo

Matt Reeves não se dá ao trabalho de contar, novamente, a origem de Bruce Wayne, já vista tantas vezes. Ao invés disso, ele explora as complexas relações de poder e camadas do crime que moldam a sociedade. Através desse cenário, o filme é capaz de mostrar a psique do vigilante. Ou seja, um jovem isolado e atormentado, que ainda é guiado pelo trauma da perda dos pais.

Em geral, trata-se de uma adaptação competente que deve agradar os fãs dos quadrinhos. Reeves evocou materiais dos anos 80, principalmente Batman – Ano Um, de Frank Miller e David Mazzucchelli. Além das HQs, fica claro a inspiração do diretor em clássicos do cinema dos anos 70, como Taxi Driver e Chinatown. É por essa identidade que The Batman se sobressai positivamente, meio a esteira de produção de tantos filmes de super-heróis atuais.

Elenco triunfal

Muitas sobrancelhas se levantaram quando Robert Pattinson foi confirmado no papel. Contudo, o ator se prova certeiro no personagem. Na verdade, todo o elenco é acertado. Zoë Kravitz domina a Mulher-Gato por completo, entregando uma performance magnética. Jeffrey Wright é um bom Jim Gordon, servindo como o companheiro ideal do Batman na polícia.

O Charada, interpretado por Paul Dano, vem à tona como um assassino calculista e aterrorizante. Ao deixar uma série de mensagens escondidas a cada ataque, o vilão reverbera filmes como o Zodíaco e Se7en. Suas motivações contra a alta sociedade corrupta são claras. Por isso, como um bom antagonista faz, ele acaba provocando questionamentos em noções de justiça e vingança que condizem também ao próprio herói.

Colin Farrell está irreconhecível como Pinguim. O personagem não é tão caricato, já que Matt Reeves está obviamente interessado em trazer um universo realista. Ou seja, o vilão não aparece de cartola e monóculo, mas como um mafioso que poderia ter saído de um filme do Scorsese. Aliás, está confirmado que o personagem será desenvolvido mais a fundo em uma série spin-off para o HBO Max.

De suma importância, a química entre Robert Pattinson e Zoë Kravitz funciona instantaneamente. Na mesma medida em que Batman e Mulher-Gato se conectam, Bruce Wayne e Selina Kyle trazem as realidades opostas de Gotham. De um lado, o bilionário que vive recluso em seu castelo e que luta por vingança. Do outro, a mulher que vive às margens do sistema e que desde cedo teve que lutar para sobreviver.

The Batman: Confira 5 curiosidades sobre o novo filme do homem morcego

Entra para o pódio 

Pode-se dizer que The Batman chega como um dos melhores filmes da história do homem-morcego. Apesar da longa duração de quase 3 horas, o filme é de uma qualidade que é fácil ser apreciada a todo momento. Em especial, devido aos aspectos técnicos. Um destaque vai para a trilha sonora de Michael Giacchino, que potencializa o clima do longa. 

Contudo, é a fotografia de Greig Fraser o ponto alto. O modo em que se trabalha luz e sombra, onde o cavaleiro das trevas se esconde, cria a estética perfeita. As visões de diferentes personagens trazem ângulos interessantes. Além disso, a ação é eletrizante e ocorre na medida certa. Sem entrar em spoilers, há uma sequência de perseguição de carros que é de tirar o chapéu. Sendo assim, esse é o filme do Batman mais bonito visualmente.

Com o exemplo precursor de Joker, não seria chocante se o longa ganhasse reconhecimento nas premiações do ano que vem. Mas, por agora, fica uma especulação do que pode vir por aí. O diretor já afirmou interesse em uma sequência. Com certeza, o que não falta é potencial para uma nova franquia de sucesso. Afinal, The Batman marca um recomeço para o herói na telona.

Robert Pattinson como o Batman e Zoë Kravitz como a Mulher-Gato. Créditos: Warner Bros.Robert Pattinson como o Batman e Zoë Kravitz como a Mulher-Gato. Créditos: Warner Bros.

Por Ana Pisani

Jornalista em formação. Fascinada pelo mundo do entretenimento, maratonista de séries e ouvinte de Lady Gaga.