Filmes sobre Carnaval para a saudade ou curar a ressaca

12 de April de 2022 Off By admin

Para matar a saudade da folia do carnaval, diretamente do conforto do seu sofá

Maria Lacerda | Culturadora

Pois é, teve gente que não aguentou a saudade e se jogou no Carnaval. Mas chega a quarta-feira de cinzas e sempre fica o clima de saudade. Para quem quer continuar no tema carnavalesco, separamos dicas de filmes que, de uma forma ou de outra, tem a folia como tema. 

Selecionamos longas históricos, documentários e também ficções leves e até de suspense! São todos filmes disponíveis no streaming! 

Fim de Festa (2019)

Com uma vibe diferente do restante da lista, Fim de Festa, dirigido por Hilton Lacerda é uma história para quem já está mais para o pós-carnaval. Após passar o feriado em Recife, um grupo de amigos é surpreendido pelo assassinato de uma turista francesa. O resto da história? Só assistindo para descobrir.

Disponível no Globoplay 

Pai em Dobro (2020) 

Fruto de um Carnaval, Vicenza (Maísa Silva) foi criada em uma comunidade hippie pela mãe. A jovem decide viajar para o Rio de Janeiro para descobrir as origens e encontrar o verdadeiro pai. A história, divertida e emocionante, fala sobre conexões que vão além de laços sanguíneos. De quebra, o longa também traz a musicalidade do Carnaval e é capaz de deixar qualquer um com saudade dos bloquinhos de rua.

Disponível na Netflix. 

Estou me guardando para quando o carnaval chegar (2019)

O documentário dirigido por Marcelo Gomes mostra o impacto do Carnaval na cidade de Toritama, no interior de Pernambuco. A economia da cidade gira em torno da fabricação de calças jeans. Mas o povo de lá é tão apaixonado pela folia que trabalham o ano inteiro juntando dinheiro para curtir a festa. 

Disponível na Netflix

Orfeu do Carnaval (1959)

Baseado na peça de Vinicius de Moraes, este é considerado o filme que apresentou a Bossa Nova ao mundo. Ambientado no Carnaval do Rio de Janeiro, o longa é um reconto do mito de Orfeu e Eurídice. Com uma trilha sonora inesquecível, composta por Tom Jobim e Luiz Bonfá, o filme ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e também um Oscar. 

Disponível no Amazon Prime Video.

Damas do Samba (2015) 

O documentário reconta a história do samba destacando a importância das mulheres para o gênero. Com a presença de nomes como Beth Carvalho e Dona Ivone Lara, Donas do Samba é uma homenagem a todas que participaram da criação e consolidação do gênero que segue movimentando carnavais e corações.

Disponível no Amazon Prime Video e Disney Plus. 

Axé: Canto do Povo de um Lugar (2017) 

Mais um documentário para a lista, dessa vez em uma viagem pela criação de outro gênero marcante do carnaval: o axé. O longa vai até à Bahia, para contar a história do movimento cultural que move trios elétricos por todo o Brasil. Com relatos especiais de Margareth Menezes, Caetano Veloso, Daniela Mercury e outros gigantes da música brasileira.

Disponível na Netflix.

Foto: Cena do documentário Estou me guardando para quando o carnaval chegar – Foto: Divulgação