Escola Itaú oferece curso de crítica de cinema; inscrições vão até 10 de agosto – Culturadoria

1 de agosto de 2023 Off Por admin

Misturando teoria e prática, o curso busca qualificar os participantes no âmbito da crítica de cinema ao longo de 12 aulas.

Por Caio Brandão | Repórter

O cinema é algo que, desde os primórdios, fascinou todos que tiveram contato com essa forma de arte. Contudo, falar sobre esse assunto com propriedade exige o desenvolvimento de várias habilidades, como a escrita e um senso crítico aguçado. Sendo assim, a Escola Itaú Cultural, em conjunto com o Núcleo de Audiovisual e Produtos Culturais da organização, ergue o curso de crítica de cinema.

Foto: Pixabay

As inscrições estarão disponíveis até as 18h do dia 10 de agosto, podendo ser feitas pelo link. A coordenadoria pedagógica do curso será realizada por Juliano Gomes, editor da revista Cinética, e Moira Toledo, cineasta e professor. As aulas são ministradas por Hernani Heffner, gerente da Cinemateca do MAM, montador e ator, Francis Vogner dos Reis, crítico de cinema, e Lorenna Rocha, historiadora, pesquisadora e crítica cultural.

Programação

As aulas, práticas e teóricas, serão realizadas on-line e de forma síncrona, entre os dias 3 de outubro e 16 de novembro, das 19h às 22h. Embora também haja o aprofundamento em conhecimentos teóricos, o curso foca na parte prática, exigindo a entrega sistemática de exercícios escritos. Ao final do cronograma, os alunos receberão feedbacks individuais. 

A carga horária prevista é de 42 horas, ao longo de 12 encontros e seis horas de atividades assíncronas. O curso se destina a estudantes de cinema e artes em geral, profissionais do setor, com alguma formação ou experiência prévia. Essa formação deve ser no mínimo introdutória em relação ao cinema e às questões do processo cultural brasileiro.

Assim, serão disponibilizadas 40 vagas. As inscrições passarão, então, por uma comissão seleção formada por colaboradores do Núcleo de Audiovisual e Produtos Culturais do Itaú Cultural e pela coordenação pedagógica do curso. Os critérios são a adequação das expectativas apresentadas no formulário de inscrição do candidato com a proposta do curso e a formação de um grupo diversificado no que diz respeito às questões de raça, gênero e distribuição geográfica. Ademais, serão considerados conhecimentos demonstrados pelo candidato sobre o tema do curso, além de avaliação de histórico e perfil para atuação no campo do audiovisual.