Doze ficções científicas para conferir nos streamings! – Culturadoria

26 de julho de 2023 Off Por admin

Indo desde David Bowie até o mundo dos animes, separamos doze ficções científicas para assistir nos principais serviços de streaming.

Por Caio Brandão | Repórter

Dentre todos os mistérios que cercam a humanidade, talvez o maior deles seja o futuro. Nesse sentido, essa curiosidade em relação a como o mundo será daqui dezenas, centenas ou milhares de anos originou um dos gêneros mais interessantes do cinema e da literatura: a ficção científica.

Cena do filme “Ex Machina: Instinto Artificial” – Foto: Universal Pictures International

Tendo em vista esse fascínio, separamos doze filmes que exploram as possibilidades, fantásticas ou aterrorizantes, do futuro que nos aguarda!

Ex Machina: Instinto Artificial – Prime Video

Imagine: você é um programador promissor, com um futuro brilhante à frente, e recebe uma oportunidade única de passar um período na residência de um bilionário que criou uma inteligência artificial revolucionária. Como recusar? Tudo parece um sonho, mas, em “Ex Machina: Instinto Artificial”, nem tudo é o que parece.

A Chegada – Netflix

Inserido no aclamado catálogo do diretor Denis Villeneuve, “A Chegada” já é considerado por muitos como um clássico moderno da ficção científica. Assim, a história se dá quando misteriosas naves alienígenas chegam na Terra, enviando mensagens enigmáticas à humanidade. Cabe, então, à linguista Louise Banks, interpretada por Amy Adams, estabelecer comunicação com os visitantes.

Akira – Netflix

Uma das animações mais icônicas da história, “Akira” é uma obra obrigatória para todo fã de ficção científica. Nesse sentido, as técnicas de animação e a direção de arte presentes no filme são de tirar o fôlego a todo momento. Além disso, a trama, que contempla desde briga de gangues, até experimentos secretos do governo, prende o espectador do primeiro ao último minuto.

Ghost in the Shell – Prime Video

Outra animação lendária presente nesta lista, “Ghost in the Shell” (ou “Fantasma do Futuro”) foi fundamental para definir a estética futurista que vemos em filmes e séries até hoje. A obra, em um primeiro momento, se trata de um thriller policial. Porém, as questões filosóficas erguidas ao longo do filme são o que, de fato, deram a “Ghost in the Shell” a notoriedade que possui até hoje. Ah, e um detalhe importante: assista a animação original, de 1995. Não confunda com a terrível adaptação em live action, de 2017.

Duna – HBO Max

Não é a primeira vez que o clássico literário “Duna” foi adaptado para os cinemas. Contudo, sob a tutela de Denis Villeneuve, acostumado com ficções científicas, a adaptação de 2021 é a que teve maior sucesso, se comparada com a versão de 1984. Hoje, os fãs da obra vivem a expectativa do segundo capítulo da saga nos cinemas, e nada melhor para entrar no clima do que assistir o primeiro filme.

Planeta do Tesouro – Disney+

Uma das animações mais subestimadas da história da Disney, “Planeta do Tesouro” virou uma espécie de cult classic. Perfeito para assistir com toda a família, o filme apresenta um dos universos mais interessantes de toda a trajetória da Disney na questão estética, bem como em relação à trama. 

Cyberpunk: Mercenários – Netflix

Se “Planeta do Tesouro” é uma animação de família, a série “Cyberpunk: Mercenários” é o completo contrário. A obra é recheada de violência gráfica, é verdade. Mas, a trama que ergue a violência é o maior trunfo dessa animação japonesa, que é considerada, por muitos, a melhor do ano passado. Contudo, isso não é uma surpresa, já que quem está por trás da série é o lendário estúdio de animação Trigger.

Distrito 9 – HBO Max

Dirigido pelo sul-africano Neil Blomkamp, “Distrito 9” chegou sem alardes, em 2009, e surpreendeu o público com uma trama muito bem amarrada. Alienígenas refugiados chegam à Terra em busca de segurança, mas são segregados e mantidos em um território específico que dá nome à obra: o Distrito 9. Porém, quando o protagonista contrai um vírus alienígena, lá é o único lugar no qual pode se esconder.

Rua Cloverfield, 10 – Prime Video

Contando com Mary Elizabeth Winstead e Bradley Cooper no elenco, “Rua Cloverfield, 10” é um thriller daqueles de te deixar sem ar. Quando Michelle acorda em um porão misterioso, junto a um homem que diz ter salvado sua vida, a protagonista, com razão, não sabe se deve confiar nessa história. O que ela não sabe, no entanto, são os fatos catastróficos que a fizeram chegar nessa situação.

No Limite do Amanhã – HBO Max

Tom Cruise é um dos maiores veteranos de filmes de ação da atualidade, isso é irrefutável. Contudo, o que acontece com esse currículo quando ele se choca com a ficção científica? A resposta está no divertido filme “No Limite do Amanhã”, que conta a história de um soldado em uma guerra contra um exército alienígena. A sacada, porém, é que, toda vez que ele morre em batalha, ele volta para o início do dia em que morreu, construindo uma trama engajante.

Expresso do Amanhã – Globoplay

Ostentando nomes de peso no elenco, como Tilda Swinton, Chris Evans, Ed Harris e Song Kang-ho, “Expresso do Amanhã” é uma ficção científica com uma mensagem muito clara. Quando a humanidade falha em conter o aquecimento global, os sobreviventes são obrigados a viver em um trem marcado pela forte segregação social. Ao longo do filme, a tensão decorrente desse contexto move a trama em direção à consequências cada vez mais sérias e irreversíveis.

O Homem Que Caiu na Terra – Mubi

Protagonizado por, simplesmente, David Bowie, “O Homem Que Caiu na Terra” conta a história de um alienígena que vem à Terra buscando a salvação para seu próprio planeta: água. Assim, ele se disfarça de humano e usa tecnologias avançadas para construir a nave que o levará de volta ao seu lugar de origem. Ele, no entanto, não conta com os contratempos gerados pela ganância humana.