Mandraka Chef – Culinária Mineira de Quebrada leva a cozinha tradicional de Minas Gerais para o formato de reality show! – Culturadoria

19 de julho de 2023 Off Por admin

Valorizando a culinária mineira ancestral e periférica, o Mandraka Chef recebe inscrições até o dia 20!

Por Caio Brandão | Repórter

Todo mundo já se pegou assistindo algum reality show de culinária nos momentos de ócio, né? Masterchef, Bake Off Brasil, Pesadelo na Cozinha… São várias as opções para esse tipo de conteúdo. Contudo, está chegando uma alternativa que tem raízes na cultura mineira: o Mandraka Chef – Culinária Mineira de Quebrada!

Foto: Raul Lansky

Stanley Albano, que idealizou o restaurante Mandak Nega (que temos, inclusive, uma matéria completa sobre aqui no Culturadoria), é quem comanda o programa ao longo dos nove episódios previstos. Assim, o foco é o preparo de receitas ancestrais mineiras, ou seja, receitas que foram preparadas e degustadas de geração em geração, apreendidas pela oralidade e preservadas pela tradição. 

Sendo assim, o Mandraka Chef estreia no dia 1 de agosto, com lançamento de novos episódios toda terça-feira no canal do Youtube do Mandak Nega. “Cozinhar é um ato de resistência, uma obra de arte que alimenta o corpo, a cultura e o espírito. Por meio da culinária, reconhecemos as tradições que ainda resistem, mesmo em tempos de receitas rápidas da internet e de aplicativos de delivery. Em uma era em que os lanches rápidos e alimentos ultraprocessados dominam o cardápio, a culinária afetiva é potência criativa e resistência das tradições”, ressalta Stanley.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Quintal MandaK Nega (@mandaknega)

Inscrições

Para se inscrever no projeto, as pessoas candidatas devem ser mineiras e residir na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, os interessados devem gravar um vídeo de até dois minutos, apresentando receitas que dialoguem com a culinária mineira.

Então, o candidato deve contar sobre uma receita ensinada pela oralidade, seja pela avó, mãe, familiares, demonstrando a importância da ancestralidade. Os critérios de seleção contam com aspectos de originalidade (40 pontos), criatividade (30 Pontos) e performance (30 Pontos).

As inscrições estão abertas até o dia 20 de julho, e podem ser feitas pelo formulário disponível no link.  Para mais informações e esclarecimentos de dúvidas, entre em contato pelo whatsapp (31) 97147-6468 ou pelo e-mail [email protected]

Juradas

Já que estamos falando de um reality show de culinária, é claro que não podiam faltar os jurados. Dessa forma, três juradas farão a avaliação dos pratos durante o programa:  Rosilene das Dores, Meire Lansky e Patricia Brito. 

Rosilene é mãe de Stanley, e ensina pela oralidade e tradição os pratos relacionados à sua história de vida. Meire Lansky é uma imigrante judia européia cuja mãe se apaixonou pela culinária mineira, reinventando juntas seus pratos e suas histórias misturando a tradição e os ingredientes locais. Patricia Brito é uma cozinheira que pesquisa a relação entre culinária e memória, e, assim, busca representar o processo de preparação de um prato como uma performance que envolve histórias orais, lembranças, espaços, objetos e afetos.