5 séries brasileiras para assistir na Netflix – Culturadoria

25 de março de 2023 Off Por admin

Selecionamos cinco séries brasileiras para ver quando não se sabe o que assistir na Netflix

Por Helena Tomaz | Assistente de conteúdo

Confira, abaixo, a nossa seleção de cinco séries brasileiras para assistir na Netflix.

Bom dia, Verônica – Foto: Netflix/Divulgação

Cidade Invisível

Depois de dois anos do lançamento da primeira, a segunda temporada de “Cidade Invisível” chegou à Netflix nesta semana. Na trama, o policial Eric (Marco Pigossi) investiga a morte da esposa, uma ambientalista misteriosamente assassinada em uma floresta próxima ao Rio de Janeiro. O caso traz à tona diversas criaturas folclóricas envolvidas no mistério.

Um ponto positivo da série é que ela insere personagens do folclore brasileiro repaginados – por vezes, até mesmo apresentando-os ao público. Assim, Iara, Boto Cor-de-rosa, Saci e Tutu Marambá desempenham papéis importantes na história.

Na primeira temporada, a série foi criticada por se passar no sudeste, já que a maior parte dessas lendas têm origem na região amazônica. Outro ponto levantado foi a ausência de atores e atrizes de origem indígena.

Nesta nova temporada, “Cidade Invisível” parece querer se retratar. A série se passa em outra região, com mais atores e atrizes indígenas e forte pegada ambientalista.

Ninguém Tá Olhando

Criada por Daniel Rezende, diretor dos filmes da “Turma da Mônica” e montador de “Cidade de Deus”, “Ninguém Tá Olhando” é uma comédia leve e inteligente.

Na série, depois de 300 anos sem criar nenhum anjo (ou melhor, nenhum angelus), Deus cria Ulisses. O novo integrante do Sistema Angelus, no entanto, é desajeitado e se revolta com a forma de funcionamento do sistema de proteção aos humanos.

A trama permite, assim, que o espectador tenha a experiência de ver, com um novo olhar, sob o ponto de vista de um angelus, situações do cotidiano.

A parte triste é que, depois do lançamento, em 2019, veio a notícia de que a série não foi renovada para segunda temporada.

Coisa Mais Linda

Nos anos 1950, uma mulher da alta sociedade paulistana se muda para o Rio de Janeiro para encontrar com o marido, que fez a mudança primeiro. Chegando lá, ela descobre não apenas que foi abandonada, mas que ele levou todo o dinheiro dos dois. No entanto, Malu (Maria Casadevall) se encanta pela efervescência cultural que o Rio vivia à época e decide ficar na cidade.

A série também acompanha a vida de outras três mulheres: Lígia, uma cantora frustrada; Thereza, uma jornalista ousada e feminista, e, por fim, Adélia, uma mulher do subúrbio que esbanja inteligência e coragem.

Apesar de parecer um pouco apressada e, por vezes, se aprofundar pouco nas questões da trama, vale à pena assistir a “Coisa Mais Linda”. A série é leve, divertida, mas traz questionamentos sobre temas importantes, como racismo e a violência contra a mulher.

Bom Dia, Verônica

Verônica Torres é escrivã de uma delegacia de homicídios e tem uma rotina monótona em meio à violência que presencia no trabalho. Depois de receber uma denúncia, no entanto, ela se envolve em uma investigação, que a leva a descobrir uma série de crimes, como corrupção e violência doméstica, e crimes sexuais.

Protagonizada por Tainá Muller, a série também traz nomes como Camila Morgado, Du Moscovis, Klara Castanho e Reynaldo Gianecchini. Depois de uma primeira temporada de sucesso lançada em 2020, em 2022 a série manteve o posto e permaneceu por semanas no top 10 da Netflix.

Irmandade

Na São Paulo dos anos 90, Cristina, uma honesta advogada, descobre o envolvimento de Edson, seu irmão, em uma facção criminosa que se forma em uma cadeia superlotada, em que os detentos são submetidos a uma série de violências e humilhações.

Ela, então, é coagida pela polícia a visitá-lo (o que não fazia há mais de 20 anos) e se tornar uma informante, atuando contra Edson. Nesse processo, começa a questionar os próprios valores e o papel que desempenha na investigação.

Protagonizada por Naruna Costa e por Seu Jorge, a série da Netflix, lançada em 2019, ganhou uma segunda temporada no streaming. Para os mineiros, vale conferir a presença do ator Leonardo Fernandes no elenco.