Novo filme com Isabelle Huppert aborda crise habitacional para imigrantes na França – Culturadoria

4 de março de 2023 Off Por admin

Filme “Belas Promessas”, com Isabelle Huppert, aborda a crise habitacional enfrentada por imigrantes e pessoas menos favorecidas em todo o mundo

Por Patrícia Cassese | Editora Assistente

Em agosto de 2005, um incêndio em um prédio situado no 13.º distrito de Paris deixou um saldo de 17 mortos, 14 dos quais, crianças. Passados quatro dias, sete pessoas morreram em um episódio tragicamente similar. Vale lembrar que ambos os locais eram habitados por imigrantes. No primeiro caso, sobretudo senegaleses e malineses, conforme noticiado à época.

Belas Promessas com Isabelle Huppert Foto Pandora Filmes

Na ocasião, os eventos trataram de amplificar mundialmente uma mazela que já há tempos tirava o sono de várias organizações ligadas aos direitos humanos. Infelizmente se trata de uma situação recorrente. Ou seja, muitas pessoas que chegam à França e a outros países da Europa em busca de uma vida melhor acabam não tendo alternativa. Sendo assim, vão morar em apartamentos superlotados, muitas vezes em prédios abandonados, alguns dos quais com problemas graves, como fiação elétrica exposta e escadas estreitas. Em suma, um barril de pólvora prestes a explodir.

Filme

Em “Belas Promessas“, filme de Thomas Kruithof, a ação se desenvolve em torno de uma edificação afim. No caso, situada em Bernardins, bairro de Seine-Saint-Denis, nas imediações da cidade-luz.

O ano é o de 1993. A narrativa flagra a prefeita Clémence Collombet (Isabelle Huppert, como sempre, soberba) no que seria o momento do desenlace do segundo mandato. Disposta a deixar a vida política, ela inclusive já tem a sua sucessora definida. No caso, Naidra (Naidra Ayadi), e traça os rumos da transição com ela e seu chefe de gabinete, Yazid (Reda Kateb).

No entanto, uma sondagem para integrar o corpo ministerial acaba por fazê-la capitular na decisão de deixar de vez a vida pública.

Bernardins configura-se como uma prova de fogo para Clémence, tanto na avaliação de seus mandatos como na perspectiva de uma continuidade. Como no exemplo real citado no início da matéria, o conjunto habitacional é sério candidato a se tornar cenário de uma tragédia de grandes proporções.

Mazelas

Além da superpopulação e dos problemas estruturais, o local é também um chamariz para especuladores, que inclusive lucram com a degradação corrente, já que, graças a ela, conseguem comprar imóveis a um preço melhor para, na sequência, alugá-los a novos imigrantes, numa roda que não para de girar.

Conseguir o repasse da verba necessária para mitigar alguns dos problemas de Bernardins torna-se, pois, questão de sobrevivência para Clémence, ainda que, na via crúcis para obtê-lo, ela tenha que sacrificar alguns ideais e colocar em risco algumas amizades.

Com excelentes atuações, “Belas Promessas” parte de uma situação particular para ecoar questões que, na verdade, se fazem presentes mundo afora (Brasil incluso) e que não estão restritas apenas aos imigrantes. Por muitas vezes dizerem respeito aos menos favorecidos, não são poucos os que preferem não enxergá-las. Para os que mantêm seus olhos bem abertos aos dramas sociais, trata-se de um excelente programa.

Belas Promessas com Isabelle Huppert Foto Pandora Filmes