Os Banshees de Inisherin: impressões sobre um dos favoritos ao Oscar 2023 – Culturadoria

2 de fevereiro de 2023 Off Por admin

Filme dirigido por Martin McDonagh, Os Banshees de Inisherin recebeu nove indicações ao Oscar 2023

Por Patrícia Cassesse | Colaboradora

Os banshees de Inisherin. Foto: Disney/Divulgação

Oriundo da cultura celta, o termo “banshees”, resumidamente, designa pessoas que teriam o dom de prever mortes. “Os Banshees de Inisherin” reproduz, logo no título, o nome de uma música em processo de composição. O autor é um dos personagens centrais, Colm Doherty, interpretado pelo irlandês Brendan Gleeson. Ele é conhecido do grande público como o Alastor Moody, da franquia Harry Potter.

Aqui, no filme escrito e dirigido pelo britânico Martin McDonagh (“Três Anúncios para um Crime“), Gleeson encarna o melhor amigo do protagonista. No caso, o solitário Pádraic Súilleabháin (Colin Farrell). Já nos primeiros minutos, surpreende-se com a brusca mudança de atitude do habitual companheiro de taberna.

“Os Banshees de Inisherin” recebeu nove indicações ao Oscar 2023. São elas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator (Farrell), Atriz Coadjuvante (Kerry Condon) e Ator Coadjuvante (no caso, disputado por dois nomes do elenco, o citado Gleeson e Barry Keoghan, conhecido por “Dunkirk” e “The Batman”).

A trama

Em cena, no começo dos anos 1920, Colm e Pádraic são moradores de uma zona menos central da remota (e fictícia) ilha irlandesa (Inisherin). Sendo assim, ali todos os habitantes se conhecem. Os minutos iniciais flagram Pádraic batendo à porta do amigo para, como rotineiramente acontece, os dois seguirem juntos rumo ao bar. A diferença é que, desta vez, porém, ele não é atendido.

Pouco mais tarde, já no estabelecimento, Pádraic se surpreende com o comportamento hostil de Colm. Ele, então, fornece a instigante explicação para a brusca mudança de comportamento. Após o que parece ter sido uma epifania, decidiu não perder mais tempo na vida. Assim, deseja priorizar tarefas que considera candidatas a permanecerem após a passagem terrena, como a citada composição. 

O que abate de vez o ânimo de Pádraic, no entanto, é a revelação de que muitos dos momentos passados com Colm são agora considerados por ele como um desperdício injustificado de tempo. Então, os ,omentos prazerosos para Pádraic passaram a ser, de um minuto para o outro, por Colm, horas de conversas chatas sobre temas irrelavantes que não levam a lugar algum.

O chato

Em um breve momento, até por um estalo ao olhar o calendário, Pádraic chega a pensar que trata-se de uma pilhéria do amigo, um chiste. Mas, ao se inteirar da convicção irrefutável de Colm, o personagem é tragado por um torvelinho de questões e dúvidas. Algumas ele divide com a irmã, Siobhan Súilleabháin, papel interpretado magistralmente pela belíssima Kerry Condon. 

Ciente da condição de uma pessoa simplória, Pádraic passa a se inquirir se é de fato um chato, uma presença maçante. Ele fica inconformado com a ausência de explicações convincentes. Sendo assim, o personagem de Farrell dá início a uma verdadeira cruzada, entre tentativas amistosas de reaproximação e outras permeadas pela raiva – no que gera uma uma resposta absolutamente chocante de Colm.

Os banshees de Inisherin. Foto: Disney/Divulgação

Guerra no pano de fundo

Em várias cenas, os personagens vêem, ao fundo, explosões que acontecem no bojo da Guerra Civil Irlandesa. O confronto se desenrola, traçando um curioso paralelo com o embate entre os dois moradores de Inisherin. É uma forma de dizer, também que, em grande parte das vezes, ou na maioria delas, muitos confrontos poderiam ser plenamente evitáveis pelo caminho do diálogo. 

Outros temas também aparecem no longa. Em resumo, a importância da arte contra a mediocridade do cotidiano ou até quando uma pessoa deve deixar seus próprios desejos de lado em prol do outro (no caso da irmã de Pádraic). 

Elenco

Com boas atuações, diálogos interessantes e cenários de tirar o fôlego, tudo isso aliado à curiosidade que a mudança de padrão de Colm, claro, desperta também no espectador, “Os Banshees de Inisherin” se torna, se não um filme necessário ou mesmo imperdível, uma boa escolha para se assistir na tela grande.