Glass Onion: um mistério Knives Out. Impressões sobre o filme – Culturadoria

11 de janeiro de 2023 Off Por admin

Novo filme protagonizado por Daniel Craig, Glass Onion é um mistério de prato cheio para fãs dos suspenses de Agatha Christie

Carol Braga | Editora

Está disponível na Netflix um filme divertido e um prato cheio para fãs de mistérios e tudo o que faz lembrar a literatura de Agatha Christie. Dizer que Glass Onion: Um mistério Knives Out é a continuação de Entre facas e segredos é forçar a barra, né? Isso porque, além do diretor e roteirista, Rian Johnson, a única coisa que os dois longas têm em comum é a presença de Benoit Blanc, papel de Daniel Craig.

É surpreendente porque ele fez James Bond durante 15 anos e, logo na sequência, cria outro personagem de tamanha personalidade como é Bernoit. Muitas palmas para ele. 

Glass Onion é literalmente um filme de pandemia. Ou seja, os personagens aparecem de máscara e o período de isolamento social é tema de conversa entre os amigos de Miles (Edward Norton). Milionário de tecnologia, ele convida o grupo restrito para um fim de semana em uma ilha grega. Vai ter crime, claro? Mas não só isso, Bernoit tem muitos outros mistérios para solucionar. 

Glass Onion Um mistério Knives Out. Foto Reprodução/Netflix.

Riso consciente

Para além disso, vale prestar atenção de como o diretor Rian Johnson se vale da ironia e do humor para criticar comportamentos da nossa sociedade contemporânea. O culto ao luxo, o sistema de privilégios. Enfim, questões que, infelizmente, são estruturais em certas camadas da população. 

Para isso, a equipe do longa se vale da caricatura. Há exageros nos figurinos, na direção de arte, nas interpretações. Tudo está conscientemente um nível acima. Inclusive, sabe aquele tipo de filme que a gente custa um pouco a reconhecer os atores? Pois é. Fazem parte do elenco Kate Hudson, Janelle Monae, Leslie Odom Jr. Jessica Henwick além da participação de Ethan Hawke. 

Particularmente adoro filmes que fazem do humor instrumentos para críticas contundentes. É como se não fosse uma história a ser levada a sério mas que, lá no fundo, cutuca em questões bastante contundentes.