CCXP 2022: confira os destaques da edição deste ano. – Culturadoria

9 de dezembro de 2022 Off Por admin

O evento de cultura pop, CCXP 2022 retornou este ano trazendo estrelas, novidades e ativações para entreter o público

Por Ana Pisani | Culturadora

“De volta pra casa” – era o que se lia na entrada da São Paulo Expo. Depois de dois anos, a CCXP (Comic Con Experience) retornou para uma edição mais que especial entre os dias 1 e 4 de dezembro. Cerca de 300 mil amantes de cultura pop passaram pelo evento. Em resumo, pessoas dispostas a passar a noite no local para entrar nos painéis ou enfrentar longas filas para conferir seu estande favorito. 

De homenagens a Stan Lee a Fernando Meirelles, a CCXP 2022 conseguiu combinar o melhor dos mundos ao trazer segmentos diversos entretenimento internacional e nacional. Dessa forma, as presenças especiais e as novidades apresentadas fizeram a espera valer a pena. A seguir, confira os principais destaques!

Disney celebra 100 anos com estilo

O ano de 2023 marca um século da fundação da The Walt Disney Company, que hoje abarca uma variedade de marcas de peso. Com clima de comemoração no ar, a Disney levou para a CCXP um compilado dos próximos lançamentos. Era possível tirar fotos em espaços dedicados à Marvel, ao live-action de A Pequena Sereia, à animação Elementos, à série The Mandalorian e à sequência Indiana Jones e o Chamado do Destino, que teve título e trailer revelado durante um painel.

Kevin Feige, o presidente da Marvel Studios, marcou presença no evento para soltar alguns conteúdos inéditos. O filme que vai abrir o próximo ano do estúdio, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumani, ganhou um novo teaser. Os protagonistas Paul Rudd, Evangeline Lilly e Jonathan Majors estavam presentes para promover o longa que será lançado dia 17 de fevereiro. A Marvel também soltou o primeiro trailer de Guardiões da Galáxia Volume 3, com estreia confirmada para 5 de maio de 2023.

Avatar 2 tinha uma área só para si, onde era impossível passar despercebido. Na ativação, as pessoas podiam conferir o trailer do longa em um local com telas interativas. Vale lembrar que Avatar quebrou recordes de bilheteria há 13 anos, de maneira que a expectativa para a continuação não é baixa. O longa de James Cameron, intitulado O Caminho da Água, estreia dia 15 de dezembro. Mas quem estava no painel com Zoë Saldaña pôde assistir em primeira mão os primeiros 18 minutos do filme. 

CCXP 2022. Foto Ana Pisani

Wandinha é o momento na Netflix 

Ao não trazer novidades significativas para seu painel, a Netflix focou esforços em mimar os fãs com presenças de peso. O streaming trouxe para o Brasil os astros Park Hae-soo, de Round 6, e Noah Centineo, de Recruta, além de estrelas das séries Sandman, The Witcher: A Origem e Sintonia. De surpresa, Kit Connor e Joe Locke, o casal de Heartstopper, também fizeram uma aparição.

Contudo, os holofotes do dia estavam nas atrizes de Wandinha, Jenna Ortega e Gwendoline Christie. A produção se tornou a série de língua inglesa mais vista em uma semana na Netflix, batendo o recorde da quarta temporada de Stranger Things ao marcar mais de 341 milhões de horas assistidas. Mesmo tendo estreado a menos de duas semanas, já era possível avistar vários cosplays da icônica personagem da Família Addams pelo evento.

A plataforma também teve uma das ativações mais concorridas da CCXP. Além de cenários de Heartstopper, Arcane, Stranger Things e Sandman, a maior sacada da Netflix foi trazer à vida os jogos de Round 6. Assim como visto no fenômeno sul-corenano, o público pôde colocar uniformes, competir no cabo de guerra e tentar escapar da boneca assassina que cantarola “batatinha 1, 2, 3”.

Warner empolga com o que vem aí

Quando o assunto é super-heróis, a DC não pode ficar de fora. Nos estandes da Warner tinham cenários para Aquaman 2: O Reino Perdido e Shazam! Fúria dos Deuses, além de uma esteira de corrida para quem quisesse se sentir como o The Flash. As três produções chegam aos cinemas ano que vem. 

O que animou mesmo o público foi Besouro Azul, quando os protagonistas Bruna Marquezine e Xolo Maridueña subiram ao palco de surpresa para divulgar o filme. Com estreia marcada para 17 de agosto de 2023, a adaptação já conquistou os fãs do país por ter a atriz carioca representando o Brasil em Hollywood.

A ativação do estúdio que formou filas foi a de Barbie, onde tinha o carro rosa e a caixa da boneca, além de uma estação de maquiagem glamourosa. O filme estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling está confirmado para julho de 2023. Já o universo de Harry Potter ganhou novidades durante o painel, onde o videogame Hogwarts Legacy recebeu dois novos trailers, incluindo um vídeo musical com cenas do jogo.

Globoplay levou a Copa do Mundo ao evento

A Globoplay caprichou no seu painel, apresentando muitas entrevistas e diversas novidades. Dentre elas, o anúncio da série Fim, baseada no livro de Fernanda Torres, e de Os Outros, com Adriana Esteves e Eduardo Sterblich no elenco. A série Justiça ganhará uma segunda temporada e A Divisão uma terceira. Marina Ruy Barbosa apareceu para tratar do filme Rio Connection e Betty Faria para falar da série Codex 632.

Além disso, foram promovidos a novela Todas as Flores e o documentário da dupla  Chitãozinho e Xororó, As Aventuras de José e Durval, que até cantou no evento. Entretanto, o melhor momento foi durante o jogo entre Brasil e Camarões, que aconteceu na sexta-feira. A Copa do Mundo foi transmitida pelos telões da Globoplay para o público da CCXP não perder a partida, fazendo uma multidão presente na feira parar tudo para acompanhar ao vivo.

Estandes de streamings foram sensação

De modo geral, os serviços de streaming trouxeram ativações que conquistaram o público da CCXP. A HBO Max montou o trono de ferro de A Casa do Dragão, a sala de Irmão do Jorel e o espaço sideral de Rick and Morty. Para The Last of Us, o próximo grande lançamento da plataforma, a HBO proporcionou uma experiência imersiva que simulava o ambiente do jogo e soltou um novo trailer da produção.

Já a Prime Video tinha tours pelos cenários de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder e The Boys, que inclusive teve teaser de seu spin off divulgado no evento. Ademais a Jack Ryan, A Roda do Tempo e Periféricos, as produções brasileiras tiveram vez com Um Ano Inesquecível, LOL: Se Rir, Já Era! e Dom, que teve segunda temporada anunciada para 17 de março.

A área da Paramount+ focou no filme de Teen Wolf, o retorno da franquia, e soltou um trailer inédito. O serviço também teve um espaço e painel dedicado a Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes. Chris Pine, Hugh Grant e outros atores do longa que será lançado em abril estiveram presentes. Para fechar, a Paramount+ divulgou o trailer de O Espírito de Natal, o novo especial do Porta dos Fundos.