My Policeman: impressões sobre o filme com Harry Styles – Culturadoria

22 de novembro de 2022 Off Por admin

My Policeman, disponível na Prime Video, tem temática forte, embora o ritmo do longa seja irregular

Por Carol Braga

Meu Policial, ou My Policeman, no original, é um filme perfeito? 

Tá longe disso. 

Ainda assim, me emocionei. Apesar de ser uma história de amor, pensei mais sobre violência. Afinal, também se trata disso. No caso, de uma violência que é social. 

Nos anos 1950, amar alguém do mesmo sexo era crime na Inglaterra (em outros lugares do mundo também, mas o filme se passa lá). E por causa disso, muitas pessoas sofreram. Muita gente não conseguiu viver a própria verdade. Meu policial fala sobre isso. Então, de certa maneira, é uma história sobre mágoa. E é melhor sentir raiva do que mágoa porque raiva passa e mágoa fica.

Elenco

Harry Styles interpreta Tom, o personagem título. Artista pop que é, torna-se inevitável observar a interpretação dele com a maior lupa de aumento possível. Pra mim, ele cumpre o que o personagem pede. Afinal, é um homem travado, que não conseguiu viver a própria plenitude.

Jovem adulto bastante convencional, é surpreendido ao sentir atração – e amor – pelo curador de museu Patrick (David Dawson/Rupert Everett).

Posta no meio deles, Marion, interpretada na juventude por Emma Corin (ela fez a princesa Diana na 4ª temporada de The Crown). Eu a entendi como uma mulher doutrinada pelas convenções sociais da época e, sendo assim, não conseguiu lidar com o comportamento do então marido (Harry Styles). Olha a mágoa aí!

Técnica

A paleta de cores do filme explora tons mais pastéis, com predominância de azul. Um desbotamento que também serve de metáfora para descrever os três personagens. Outra imagem potente é a arrebentação das ondas do mar. 

Em termos de realização, My Policeman deixa a desejar. O roteiro vai e volta no tempo sem tanta necessidade. Existem muitas lacunas na história, vários pontos ficam sem explicação. Isso me incomodou um pouco. Ainda assim, fiz o exercício de relevar. Afinal, acho que o mais importante dessa narrativa é o convite a refletir sobre a violência das regras sociais e a dificuldade. Surras veladas mas que deixam marcas profundas.

My Policeman. Foto: Amazon Prime Video