8 produções que são remakes de obras sul-coreanas – Culturadoria

1 de novembro de 2022 Off Por admin

A Casa do Lago, Milagre na Cela 7, Oldboy… Filmes e séries sul-coreanas já caíram há muito tempo no gosto de muitos e contam com diversas versões internacionais

Por Karen Ramos | Culturadora

Em 2019, Parasita chegou como uma surpresa para muitos. Em sequência, outros hits alcançaram plataformas de streaming como a Netflix. Por exemplo, Round 6, My Name, Uma Advogada Extraordinária, entre outros. Entretanto, muito se engana aquele que pensa que o poder audiovisual da Coreia do Sul é algo novo — não é.

Ou seja, o ocidente já bebeu de muitas contribuições sul-coreanas, com seus remakes hollywoodianos de obras sul-coreanas. Em muitos casos, o público nem mesmo tem conhecimento que o roteiro é adaptado. Muitas das adaptações ainda passam por alterações que excluem, por exemplo, os aspectos socioculturais essenciais da narrativa — sejam elementos históricos e questões culturais, muitas já familiares para quem consome os dramas sul-coreanos. Por isso, reunimos oito produções sul-coreanas que tiveram remakes internacionais.

A Casa À Beira Mar (2000) / A Casa do Lago (2006)

Eun-ju (Jun Ji-hyun) deixa um cartão de natal para o novo morador ao mudar-se da casa à beira do lago conhecida como ‘II Mare’, em 1999, pedindo para que o proprietário envie a correspondência recebida em seu nome para seu novo endereço. Então, Sung-hyun (Lee Jung-jae), o primeiro proprietário, recebe o cartão em 1997. Os dois passam a se corresponder através do tempo por meio de uma caixa de correio. O filme de 2000, do diretor Lee Hyun-Seung, foi estrelado por Lee Jung-jae, ator que protagonizou Round 6. Em 2006, ganhou uma nova versão norte-americana estrelada por Sandra Bullock e Keanu Reeves, intitulada ‘A Casa do Lago’.

Miracle In Cell No.7 (2013) / Milagre na Cela 7 (2019)

O famoso Milagre na Cela 7 também é, na verdade, um remake de uma obra sul-coreana. Lançado em 2013, 7 Beon Bang-Ui Seon Mul conta a história de Lee Young-Goo (Ryu Seung-ryong), um homem com deficiência intelectual que foi injustamente acusado de sequestro, estupro e assassinato da filha do comissário da polícia. Preso e sentenciado à morte, ele acaba na sela 7, onde todos os tipos de criminosos se encontram. Agora, todos da cela se juntam com a missão de ajudar o pai a se reencontrar com a filha de seis anos. A versão original é estrelada por Ryu Seung-Ryong, So-Won Kal e Park Shin-Hye.

Oldboy: Velho Amigo (2003) / Oldboy: Dias de vingança (2013)

Oh Dae-Su (Choi Min-Sik) foi sequestrado por 15 anos, tendo apenas a TV como forma de contato com o mundo externo. Após ser liberto, ele descobre que foi acusado injustamente pelo assassinato da esposa. Oldboy, lançado em 2003, compõe a trilogia de Park Chan-Wook (A Criada), junto com Mr. Vingança e Lady Vingança. A produção, premiada no Festival de Cannes, foi refilmada em Hollywood por Spike Lee após a recusa de diversos outros nomes.  

O plano-sequência de uma luta no corredor com duração de três minutos e utilização de armas brancas foi uma das cenas mais emblemáticas do cinema coreano, inspirando séries como Demolidor, da Netflix, e o filme A Vilã. 

Medo (2003) / O mistério das duas irmãs (2009)

As produções sul-coreanas do gênero horror também ganham atenção, virando alvos de remakes internacionais. O mistério das duas irmãs é baseado no longa Medo, lançado em 2003 na Coreia do Sul. Ao voltarem após viverem em uma instituição psiquiátrica, as irmãs Bae Soo-Mi (Im Soo-jung) e Bae Soo-Yeon (Moon Geun-young) retornam à casa do pai e da madrasta cruel e começam a ver o espírito da mãe morta. 

My Sassy Girl (2001) / Ironias do amor (2008)

Um jovem vê uma mulher bêbada próxima dos trilhos de uma estação de metrô em Seul e a segura para que ela não caia. Entretanto, uma sequência de encontros inesperados marcam o início de um romance. A comédia romântica estrelada por Elisha Cuthbert e Jesse Bradford tem origem no drama do diretor Kwak Jae-yong, lançado em 2001, e protagonizado por Cha Tae-Hyun e Jun Ji-Hyun. Ainda ganhou uma sequência em 2016, nomeada My New Sassy Girl.

Addicted (2002) / Possession (2009)

Os irmãos Dae-Jin (Lee Byung-hun) e Ho-Jin (Lee Eol), junto de sua esposa Eun-Su (Lee Mi-yeon), vivem juntos e possuem uma relação muito próxima. Mas um acidente os coloca em coma e, sendo o primeiro a acordar, Dae-Jin assume a identidade do irmão. Eun-Su em um primeiro momento não acredita, mas Dae-Jin mostra saber detalhes muito particulares da vida do casal. Addicted, lançado em 2002, ganhou sua versão americana em 2009, intitulada Possession.

Espelho (2003) / Espelhos do medo (2008)

Woo Young-min (Yoo Ji-tau) é um policial que abandonou o batalhão após um acidente de trabalho e virou chefe de segurança em uma loja onde estão acontecendo uma série de mortes misteriosas. Todas tem em comum um espelho deixado em cena. Desconfiado que os policiais que cuidam do caso estão focados na pista errada, ele faz a sua própria investigação. Em primeiro momento, a versão americana iria funcionar como um reboot sequência para o filme original. Entretanto, o diretor Alexandre Aja não gostou do resultado do roteiro e escreveu um novo enredo utilizando a premissa do filme coreano.

Good Doctor (2013) / The Good Doctor: O Bom Doutor (2017)

Seriado amado por muitos, The Good Doctor é um remake baseado no k-drama sul-coreano Good Doctor, com 20 episódios. Park Shi-on (Joo Won) é um médico autista que possui uma memória genial e habilidades apuradas. Ele atua no campo da cirurgia pediátrica como residente, onde precisa de seis meses para provar suas capacidades. No entanto, precisa enfrentar os conflitos com colegas e pacientes, que o veem como infantil e não confiável.

A Casa À Beira Mar (2000), também intitulado Il Mare, que significa “o mar” em italiano.