ESG no cinema: documentários para pensar a nossas relações o meio ambiente – Culturadoria

7 de setembro de 2022 Off Por admin

ESG. Essas letras dizem sobre uma agenda global que coloca como prioridade pautas relacionadas ao meio ambiente, à sociedade e também à governança.

Carol Braga | Editora

Tenho um convite para você? Que tal se a gente se reunisse para pensar como a classe artística e a cadeia produtiva da cultura estão se comprometendo com as questões ambientais? Boa pergunta, né? Pois foi justamente essa provocação que recebi da equipe do Verbo Gentileza e que vamos dividir com quem estiver com a gente na Virada Cultural.

Nós, que somos da área da cultura, costumamos ter um olhar mais atento às questões da sociedade. Em muitos casos, essa observação é, inclusive, fonte para as criações artísticas. Mas e o meio ambiente? Como está nessa parada? 

Pra gente começar essa conversa, quero te convidar a conhecer mais sobre ESG. Já ouviu sobre isso? Essas letras dizem sobre uma agenda global que coloca como prioridade pautas relacionadas ao meio ambiente, à sociedade e também à governança. Ou seja, como as empresas se posicionam também administrativamente em relação a isso. 

Vamos conversar?

Durante a Virada Cultural 2022, eu vou participar de um bate-papo com Dany Amaral, diretor de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente sobre o documentário A gente luta mas come fruta. O filme foi realizado em 2002 pelo projeto Vídeo nas Aldeias. Mostra o trabalho de manejo agroflorestal realizado pelos indígenas Ashaninka, da aldeia APIWXTA, do Acre. A direção é de Valdete Pinhanta e Isaac Pinhanta. 

Vamos refletir?

E para você ampliar o seu repertório sobre o tema, a dica de hoje são de filmes e séries documentais que, de uma forma ou de outra, fazem pensar sobre as pautas ESG. 

Queda Livre – A Tragédia do Caso Boeing (Netflix, 2022)

Quanto custa colocar a vontade dos acionistas acima de tudo? É a pergunta que surge após ver este documentário. O filme apresenta a negligência de uma multinacional responsável por fabricar aviões. É surreal, mas a segurança dos passageiros ficou em segundo plano. 

Cowspiracy — Foto: Netflix / Divulgação

Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade (Netflix, 2014)

A indústria da carne, agropecuária, é uma das grandes responsáveis pelo desmatamento e até pelo aquecimento global. O documentário produzido por Leonardo DiCaprio  apresenta pesquisas, dados e depoimentos sobre o impacto desse mercado no meio ambiente. 

O Crime do Século (HBO Max, 2021)

Mais um filme que fala sobre a vista grossa de empresas. No caso, da indústria farmacêutica no escândalo dos opióides nos Estados Unidos. 

Desserviço ao Consumidor (Netflix, 2019)

Estratégia de venda é o que não falta no mundo hoje, né? Essa série documental o que está por trás de campanhas de marketing. Em essência mostra, por exemplo, que não basta manter uma imagem positiva. As corporações precisam de práticas efetivas. 

Mission Blue (Netflix, 2014)

O filme acompanha o trabalho da oceanógrafa Sylvia Earle que tem como missão proteger e manter áreas marinhas. Atualmente, somente cerca de 2% do oceano está protegido. 

Seaspiracy (Netflix, 2021)

O filme mostra como a indústria da pesca tem consequências para o meio ambiente e precisamos saber disso. Apesar da falta de responsabilidade ambiental ser um tema central, o longa fala também discute transparência corporativa.

Minimalism: a documentary about the important things

O documentário discute como é possível viver com menos, mesmo em um mundo capitalista. É uma abordagem sobre sustentabilidade que mostra como pequenas ações podem fazer bastante diferença no todo.