Fatos reais: 10 séries baseadas em histórias reais lançadas em 2022 – Culturadoria

1 de setembro de 2022 Off Por admin

Produções inspiradas em Fatos reais parecem viver uma era de ouro, o que nos fez selecionar lançamentos recentes que prometem te imergir em histórias não-ficcionais

Maria Lacerda | Culturadora

Que a vida imita a arte, todo mundo já sabe. Também não é segredo para ninguém que séries e filmes inspirados em histórias reais fazem sucesso. Em 2022, essas produções parecem viver uma era de ouro, aparecendo por todo o lado.

De true crime à histórias de figuras política. É fato que nós telespectadores amamos estar imersos em casos que já aconteceram na vida real. Por isso, selecionamos 10 séries baseadas em fatos reais e lançadas ainda neste ano, para que você possa mergulhar em histórias nada – ou bem pouco – ficcionais.

Lily como Pamela, e Sebastian como Tommy Lee: semelhança física e de personalidade – Erin Simkin/HULU

Pam and Tommy

O drama biográfico trata do polêmico relacionamento entre a atriz Pamela Anderson, conhecida pelo papel em Baywatch, e o músico Tommy Lee, baterista da Mötley Crüe. Lily James e Sebastian Stan interpretam o casal que foi sucesso nos anos 1990. A série se baseia em um artigo publicado na Rolling Stone em 2014. Mostra, então, o impacto da divulgação de vídeo íntimo não autorizado no relacionamento dos artistas.

Disponível na Starz+

Santa Evita

Eva Perón, ex-primeira dama argentina, morreu aos 33 anos vítima de um câncer. Apesar da brevidade, a vida e a morte da segunda esposa de Juan Perón não deixaram o imaginário público desde a década de 1950. Santa Evita, baseada no best-seller de Tomás Eloy Martínez, mistura o real e o fictício ao contar dos mistérios que envolveram o cadáver de Evita.

Disponível na Starz+

The Dropout

Aos 19 anos, a jovem Elizabeth Holmes, interpretada por Amanda Seyfried, decidiu largar a faculdade de engenharia química de Stanford para fundar o laboratório Theranos. Ela desenvolveu um um método revolucionário que permitia análises a partir de uma quantidade mínima de sangue. A jovem foi comparada com Steve Jobs, mas perdeu tudo em um piscar de olhos. A série é baseada no podcast de mesmo nome, apresentado por Rebecca Jarvis e produzido pela ABC News.

Disponível na Starz+.

Gaslit

A série conta a história real de Martha Mitchell, uma socialite americana casada com o procurador-geral de Richard Nixon, então presidente dos Estados Unidos. Interpretada por Julia Roberts, Martha foi uma das primeiras pessoas a tentar falar sobre o escândalo de corrupção Watergate. No entanto, ela acabou sendo tratada como louca e inválida – mesmo estando certa.

Disponível na Globoplay.

Em nome do céu

“Under the Banner of Heaven: A story of Violent Faith” (Sob a Bandeira do Céu: Uma história de fé violenta, em português) é uma série baseada livro de Jon Krakauer. A produção trata de crimes reais incentivados pelo fanatismo religioso. O detetive ficcional Jeb Pyre (Andrew Garfield) investiga os assassinatos de Brena Wright Lafferty, de 24 anos, e da filha de apenas 15 meses. Os crimes aconteceram em 1984. 

Disponível na Starz+.

WeCrashed

De um espaço moderno de coworking a uma marca global avaliada em US$ 47 bilhões em menos de uma década, a WeWork era chefiada pelo excêntrico casal composto por Adam e Rebekah Neumann. A série, protagonizada pelos vencedores do Oscar Anne Hathaway e Jared Leto, narra a ascensão e queda da startup de tecnologia. 

Disponível na AppleTV

Pistol

Misturando ficção com realidade, a história acompanha a banda Sex Pistols. Inspirada no livro de memórias de Steve Jones, “Lonely Boy: Tales From a Sex Pistol”, a série entra para a lista de produções audiovisuais que explorou a ascensão e as polêmicas por trás da banda de punk rock.

Super Pumped – A Batalha pela Uber

Mais uma sobre personalidades do universo das startups, desta vez acompanhando o criador da Uber, Travis Kalanick. A história é baseada no livro “A Guerra pela Uber”, de Mike Isaac. Joseph Gordon-Levitt interpreta Kalanick, um homem que acabou se corrompendo com o sucesso, e o elenco ainda conta com a presença de Uma Thurman no elenco de apoio.

Disponível no Prime Video.

Inventing Anna

A russa Anna Delvey ficou famosa por enganar a elite de Nova York fingindo ser uma herdeira e empreendedora alemã. Com base no artigo de Jessica Pressler, “How Anna Delvey Tricked New York’s Party People” (Como Anna Delvey enganou os festeiros de Nova York, em português), a produção conta a história de Anna Sorokin.

Disponível na Netflix.

Candy

O que levar uma simples dona de casa com a vida perfeita a cometer um assassinato brutal? Essa é a premissa da série que acompanha Candy Montgomery. Com Jessica Biel na pele da texana, acusada de matar a vizinha e amiga de igreja Betty Gore de forma violenta, a produção relembra o caso que chocou os Estados Unidos na década de 1980.

Disponível no Starz+.