Globo de Ouro volta a ter transmissão televisiva em 2023 – Cinema com Rapadura

10 de agosto de 2022 Off Por admin
(Imagem: HFPA)

Após um ano sem transmissão, o Globo de Ouro irá voltar a ter transmissão televisiva em 2023. Segundo o THR, a emissora americana NBC está trabalhando com a data de 10 de janeiro, uma terça-feira, para o evento, até o momento.

O Globo de Ouro costuma ocorrer aos domingos, e normalmente dá início à temporada de premiações em Hollywood no primeiro domingo de janeiro. Em 2023, contudo, o primeiro domingo é justamente dia de Ano Novo. O segundo, no dia 8, marca o fim da temporada regular de futebol americano, também transmitida pela NBC nos EUA. O terceiro, no dia 15, já está reservado por outra premiação, o Critics Choice Awards.

A edição mais recente do Globo de Ouro ocorreu de forma privada e sem transmissão televisiva. A polêmica acerca da HFPA e sua estrutura organizacional perdura já há algum tempo, desde que o jornal Los Angeles Times, divulgou em fevereiro de 2021 uma matéria sobre as práticas financeiras questionáveis da entidade, além de expor seu pobre histórico de diversidade e representatividade, chegando ao cúmulo de sequer contar com membros negros. A HFPA chegou a divulgar um programa de reformas que visava conduzir as reformas necessárias, além de novas restrições a presentes e pagamentos que seus membros votantes possam receber de estúdios e produtoras, mas sem estipular um prazo ou cronograma de implementação.

A credibilidade da HFPA, que é uma organização sem fins lucrativos, vem profundamente danificada desde antes da atual polêmica, com a entidade promovendo medidas paliativas ano após ano conforme sofria mais críticas. Gigantes como Warner, Netflix e Amazon – além da própria NBC – se juntaram para promover um boicote à premiação e cortando relações com a entidade. Atores como Scarlett Johansson e Mark Ruffalo se juntaram aos protestos, pedindo que artistas “se distanciassem” da HFPA; Tom Cruise, por sua vez, chegou a devolver os três prêmios que conquistou ao longo dos anos como forma de protesto. Na última temporada de campanha, estúdios e filmes deixaram fora o nome do Globo de Ouro entre as premiações almejadas.