Filmes de 2022: Os 5 melhores (até agora) – Culturadoria

3 de agosto de 2022 Off Por admin

Confira os filmes que se destacaram na primeira metade do ano e os que ainda vem por aí, que estão com as expectativas nas alturas.

Por Ana Pisani | Culturadora

Pelo menos para o cinema, podemos dizer que 2022 tem sido um ótimo ano. De super-heróis à biografias, de sequências a originais, o ano está carregado de lançamentos de peso que marcam a retomada de vez da indústria, após o conturbado período de pandemia que afastou as pessoas das salas de cinema. 

Ao decorrer do primeiro semestre, diversos sucessos chamaram a atenção, tanto do público quanto da crítica. Apesar de 2022 ainda ter muito pela frente, metade do ano já passou, então vale a recapitulação! Então, confira uma lista dos 5 melhores filmes do ano até o momento:

The Batman

Através da ambientação digna de um noir investigativo, The Batman foi capaz de entregar exatamente o que o personagem precisava. O batman detetive, solitário e traumatizado é o que ganha vida nessa versão com a direção de Matt Reeves. Dessa vez, o longa retrata o jovem herói em uma Gotham tomada pelo crime e pela corrupção, onde o assassino em série Charada começa a agir.

O homem-morcego interpretado por Robert Pattinson é um acerto, assim como todos os icônicos personagens das HQs que o filme traz.  Tudo é na medida certa, desde a ação até os visuais que são de tirar o chapéu. Com um tom sombrio e uma narrativa intrigante, The Batman é uma vitória cinematográfica para o herói. 

The Batman. Foto: Warner Bros.

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Como o próprio título sugere, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo é um longa avassalador. O filme conta a história de Evelyn, uma imigrante chinesa que está com a vida desmoronando, até que um dia ela tem contato com outra dimensão. Sendo assim, trata-se de uma viagem que passa por tópicos existenciais e familiares, enquanto a criatividade e a diversão correm soltas.

Dirigido pelos Daniels, a produção se tornou o maior sucesso da história do estúdio A4D e conquistou uma legião de pessoas. Afinal, o filme explora o conceito de multiverso, algo tão em alta atualmente, de forma especial e empolgante.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Carol Braga | Culturadoria (@culturadoria)

Top Gun: Maverick

Ação, emoção e adrenalina nas alturas são o que marcam o filme estrelado por Tom Cruise. Sendo assim, Top Gun: Maverick conseguiu o feito raro para uma sequência ao fazer jus e, até mesmo, superar o original. Com direção de Joseph Kosinski, o filme sobre pilotos de elite acompanha um grupo em treinamento para encarar a missão mais perigosa que já viram.

O primeiro Top Gun de 1986 foi a maior bilheteria do ano e Maverick está no mesmo caminho. Tendo ultrapassado 1 bilhão de dólares mundialmente, o longa é o maior de 2022 até o momento, superando Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Não é à toa, o filme possui a combinação perfeita de nostalgia pelo clássico com a qualidade de um novo blockbuster. 

O Homem do Norte

O filme de Robert Eggers desde o início chamou a atenção pelo elenco de estrelas. Alexander Skarsgård, Nicole Kidman, Anya Taylor-Joy e até Björk se juntaram no novo longa do diretor de O Farol e A Bruxa. O Homem do Norte conta a história do Príncipe Amleth que presencia o tio trair e assinar seu pai, o que faz sua vida se tornar uma missão de vingança.

Apoiado no conto, O Homem do Norte é um verdadeiro épico vinking, extremamente brutal, violento e criterioso. Esse tipo de filme pode não ser a praia de todo mundo, tanto é que ele não obteve êxito em bilheteria, mas fica registrado aqui que vale a pena conferir.

Red: Crescer é uma Fera

Não tem como falar de filmes de destaque sem lembrar das queridas animações. Em um ano de filmes spin-offs, como Lightyear, e sequências, como Minions 2, a Pixar acertou em cheio com uma nova história em Red. O filme é o primeiro do estúdio dirigido solo por uma mulher, a Domee Shi. Inspirado na infância da diretora, Red acompanha uma menina que passa a se transformar em um panda gigante quando sente fortes emoções. 

A versão fofa do Hulk aborda a assustadora fase da adolescência e relações familiares de maneira ideal para o público infantil e adulto. Além da positiva representatividade que traz com os personagens. O pesar é o longa não ter tido um momento nos cinemas, já que foi lançado direto no streaming da Disney+.

O que ainda vem por aí?

Geralmente, a última metade do ano é rica de estreias. Um dos motivos são aquelas que miram um lugar na temporada de premiações que logo começa com o fim de cada ano. Por isso, confira filmes que chegam no segundo semestre para ficar de olho, pois podem entrar nessa lista.

Jornalista em formação, fascinada pelo mundo do entretenimento e frequentadora assídua de cinema.