The Staircase: a boa pedida para quem gosta de histórias de crimes reais

25 de junho de 2022 Off Por admin

Protagonizado por Colin Firth, The Staircase está disponível na HBO e é uma das fortes candidatas aos prêmios da temporada

Por Carol Braga | Editora

Pode ser até cedo para apostar, mas será bem difícil os nomes de Colin Firth, Toni Collette e Juliette Binoche não aparecer nas listas de prêmios de séries de 2022. A atuação, especialmente desse trio, é uma das melhores coisas de The Staircase, produção disponível na HBO Max. Claro que ela tem outros valores. Aliás, inúmeros!

A história pode parecer familiar, afinal, trata-se de um exemplar do chamado true crime. Ou seja, um crime real adaptado para o audiovisual com atores reais. Em resumo: em 2001, a executiva Kathleen Peterson morre na escada de casa. O marido, o escritor Michael Peterson, era a única pessoa na residência. Devido a alta quantidade de sangue encontrada no local, a polícia suspeita de crime. Ele, então, responde a um processo de assassinato.

Documentário e ficção

O caso teve grande repercussão nos Estados Unidos em diversos momentos. Primeiramente, na época do ocorrido. Depois, na ocasião da série documental lançada pela Netflix. Sim, ao longo de todo processo, do julgamento, Michael Peterson esteve no foco da câmera do diretor francês Jean-Xavier de Lestrade. Isso foi incorporado no roteiro de The Staircase. A série é uma criação de Antônio Campos (filho do jornalista Lucas Mendes), responsável também pela direção de seis episódios. 

Minissérie

The Staircase vai aparecer na lista de prêmios como minissérie ou série limitada para TV. São oito episódios, de uma hora cada. Ao longo dessa jornada, nos são apresentados fatos e também versões do acontecido com Katleen. E aí que o espectador – no meu caso foi assim – vive um mix de emoções. 

Se em um episódio é possível sentir empatia por Michael Peterson e família, no seguinte, vivenciamos coisas opostas e contraditórias. Embora seja assumidamente uma representante do gênero true crime, The Staircase carrega, também, discussões sobre sexualidade, hipocrisias da sociedade, relações familiares, justiças, injustiças e por aí vai. 

The Staircase_HboMaxThe Staircase_HboMax

Atuações

Para além das qualidades de roteiro e direção, a interpretação é um fator que salta em The Staircase. Com o olhar, Colin Firth entrega muitas nuances a Michael Peterson. Vale registrar que, embora desconhecido no Brasil, o personagem é um escritor famoso nos Estados Unidos. Ou seja, dificuldade dobrada para o ator encontrar espaço para criar algo original. 

Além disso, falar que Juliette Binoche é competente, é chover no molhado. Nesse caso, faça um exercício de observar a interpretação dela e, sobretudo, a evolução do papel da montadora de cinema Sophie Broussard. Você terá um exemplo claro de como uma intérprete é capaz de se apropriar da personagem. 

Em resumo: The Staircase é a pedida perfeita para quem gosta da combinação de histórias reais realizadas com competência técnica.