5 séries sobre música para assistir no streaming – Culturadoria

9 de abril de 2022 Off Por admin

Apesar de serem canceladas precocemente, algumas séries sobre música se destacam no universo do streaming e valem o seu play. Aqui vai uma lista com cinco séries para maratonar no seu tempo livre.

por Letícia Finamore | Culturadora

Ao abrir qualquer serviço de streaming, deparamo-nos com diversos conteúdos: filmes, séries e documentários. São tantas informações que, por vezes, ficamos perdidos. Dentre o universo dos seriados, os conteúdos visuais abordam diversas temáticas – uma delas é do ambiente musical e fonográfico.

Para facilitar a sua busca quando quiser assistir uma série sobre o assunto, aqui está uma seleção de obras que valem a pena ser maratonadas. Disponíveis em diversas plataformas de streaming, as cinco séries abordam diferentes âmbitos da indústria musical, bem como diversos gêneros. Ah, e essa lista conta com séries nacionais e internacionais! Prepare a pipoca e sente no sofá para embarcar nessas histórias.

Hit Parade

Trata-se de uma série brasileira de qualidade lançada no pior cenário do cinema nacional. A obra aborda o ambiente do entretenimento oitentista no Brasil. Sendo assim, é possível perceber diversas referências a essa atmosfera. Por exemplo, os programas “Cassino do Chacrinha” e “Viva à Noite”, bem como aos protocolos da Som Livre, uma das maiores gravadoras do país.

A sátira apresenta a história de Simão, um jovem compositor que enfrenta empecilhos para se inserir no mercado fonográfico.

Um ponto graficamente curioso é que a série não dispõe de uma logo específica. Ou seja, cada episódio conta com um design diferente, porém sempre estilizados com luzes neons, sucesso à época em que a obra se passa. Ah, e algumas cenas de Hit Parade foram gravadas em Belo Horizonte!

Onde assistir: Canais Globo; Globo Play.

High Fidelity

Esta série surge a partir de um remake do filme “Alta Fidelidade”. Este, por sua vez, é uma adaptação do livro homônimo, escrito por Nick Hornby. Na versão seriada, o nome da obra foi mantido em inglês, e a trama acompanha a dona de uma loja de discos Rob. Ao longo dos episódios, a personagem interpretada por Zoe Kravitz – que também produziu e escreveu o roteiro de High Fidelity – relembra alguns dos relacionamentos passados, pontes que realiza a partir da música.

Apesar de seguir os padrões do filme/livro, os rumos originais são um pouco perdidos ao passar dos episódios. Dessa forma, High Fidelity se torna uma série de romance. Porém o distanciamento do enredo original não faz com que a série deixe de ser atraente. Quanto aos aspectos técnicos, a série oferece uma aula de narrativa e montagem, além, é claro, de conteúdo musical para o repertório dos espectadores. 

Onde assistir: Star +; Amazon Prime Video.

Vinyl

Um encontro entre duas estrelas do entretenimento resultou em um produto audiovisual magnético: Mick Jagger e Martin Scorsese se uniram para realizar a série “Vynil”. Sendo assim, produzida pelo músico e dirigida pelo cineasta, a obra aborda a temática da música dos anos 1970 a partir da vivência da personagem Richie Finestra, interpretada por Bobby Cannavale. Richie é um executivo de uma grande gravadora. Quando perde o posto de líder do mercado fonográfico, tenta encontrar maneiras para que a empresa não seja vendida. No entanto, o enredo não se restringe apenas às suas dificuldades profissionais. Aborda, também, temas pessoais. O executivo tenta fazer um malabarismo entre seu trabalho, sua família e seu vício em drogas.

Vinyl é uma mistura entre High Fidelity e Hit Parade. Sendo assim, mostra como a indústria da música se impõe sobre os artistas, combinado a uma abordagem mais interna das personagens principais. O seriado tem um elenco de peso. Participam, por exemplo, Olivia Wilde, June Temple, Ray Romano e, como já mencionado, Bobby Cannavale. James Jagger, filho de Mick Jagger, conta com algumas participações em Vinyl.

Onde assistir: HBO Max.

The Get Down

Para quem não conhece a origem da cultura hip-hop dos Estados Unidos, “The Get Down” é uma excelente pedida. Nascido no Bronx, bairro de Nova Iorque, o gênero musical se apresenta ao espectador a partir da tentativa de jovens moradores do local de criar sua própria expressão artística. Isso, também, distante do mercado exaustivo do mercado fonográfico. A obra se situa no final da década de 1970 e oferece um vasto conhecimento de temas como arte, história, sociologia e moda. Além disso, The Get Down trata de uma temática atual e bastante discutida: a apropriação cultural. 

Assim como High Fidelity e Vinyl, The Get Down também foi cancelada antes de seu término. Isso levanta questões acerca do cancelamento de séries sobre música: por que elas não dão certo? No caso da obra que resgata as raízes do hip-hop, um dos maiores obstáculos foi o preço pago para suprir os direitos das canções utilizadas ao longo dos episódios. The Get Down ocupou, por tempos, o posto de série com o maior orçamento da Netflix. 

Onde assistir: Netflix.

Sintonia

Aqui vai outra sugestão de série nacional! Sintonia é uma obra criada e dirigida pelo empresário KondZilla. Ou seja, se você está por dentro do ambiente do funk brasileiro, com certeza já ouviu falar o nome do empresário. Ele ergueu verdadeiro império acerca de tal gênero musical. Seu trabalho surge como uma tentativa de arrancar os estigmas que circundam o funk, e mostrar as diferentes facetas do estilo. 

O elenco traz nomes que se encontram inseridos na cena funkeira. Sendo assim, tem, por exemplo, Christian Malheiros, que interpreta Doni, MC Jotta Pê, que representa Nando, e Bruna Mascarenhas, que dá vida a Rita. A aparência de Sintonia é crua, o que agrega uma beleza que nem sempre é vista nas periferias – a série, por sua vez, foi gravada na favela do Jaguaré, em São Paulo, e concede uma visibilidade à comunidade e seus moradores.

Onde assistir: Netflix.

Sintonia. Foto: NetflixSintonia. Foto: Netflix