Doce de Mãe – Gente como a Gente

1 de março de 2022 Off Por admin

Continua após publicidade

É difícil encontrar atualmente na tv algo mais delicioso que Doce de Mãe. Leve, engraçada, melancólica. A série não arranca gargalhadas como as típicas sitcons, ela faz melhor, nos deixa o episódio inteiro com um sorriso no rosto.

Continua após publicidade

 

doce-de-mae-01

Continua após publicidade Continua após publicidade

 

Com um roteiro excelente de Jorge Furtado (sempre ele <3), Ana Luiza Azevedo e Mauro Wilson, e direção geral do próprio Jorge, a série traz uma fotografia impecável, e interpretações inesquecíveis para personagens nada mais do que verdadeiros.

Continua após publicidade

Surgida de um tele-filme produzido em 2012 também pela Casa de Cinema de Porto Alegre, a série traz a história de Dona Picucha, a tal Doce de Mãe do título, vivida por Fernanda Montenegro, é uma viúva de 85 anos de idade, mãe de quatro filhos. Sim, todos os dilemas da idade e as questões familiares estão ali, mas para entender Dona Picucha você precisa primeiro se libertar de todos os preconceitos e claro, estereótipos de avós que a ficção já trouxe.

Continua após publicidade

 

Continua após publicidade

doce-de-mae-02

Continua após publicidade

 

Continua após publicidade

Dona Picucha não é aquela vovó fofinha, com as bochechas rosadas, e que passa o dia inteiro tricotando em sua fazendinha do interior. Não, Dona Picucha é gente como a gente. Antenada, divertida, extremamente ativa, ela usa skype para conversar com os netos, adora tomar uma cerveja, é fã de pagode, adora um bom protesto, não se acomoda e, principalmente, não deixa que a “tragédia” da idade a deixe abatida. Ao contrário das “Donas Bentas” da ficção, Dona Picucha é de verdade.

Aliás, não é apenas Dona Picucha que causa esse “reconhecimento”, seus filhos (vividos por Marco Ricca, Louise Cardoso, Matheus Nachtergaele e Mariana Lima) também poderiam fazer parte da nossa família. Com dilenas reais, mas nada dramatizados, Doce de Mãe já nos trouxe o “segundo” beijo gay da Globo sem grandes alardes, apenas com a naturalidade que a situação merece.

Lindamente produzida e interpretada, Doce de Mãe encanta sem apostar em efeitos especiais ou tramas complexas. Fernanda Montenegro merece todos os reconhecimentos, ao novamente mostrar sua excelência ao interpretar uma de suas personagens mais inesquecíveis. Uma série que realmente é um doce.