O que é Adsense?
Glossário da Internet

O que é Adsense?

Você já ouvir falar de Adsense? “Eu vou ganhar dinheiro com adsense”, “coloca um Adsense nesse site aí!”

Mas o que é esse tal de Adsense?

Antes de falar sobre google Adsense vou contar uma breve história da internet, antigamente quando os blogs começaram a bombar, como eles ganhariam dinheiro? Eles precisariam ser encontrados pelas agências e elas teriam de se interessar pelo seu conteúdo, dar match com o publico alvo da campanha e ai sim, fechar um negócio.

Mas concordamos que isso é difícil para os dois lados certos? Imagina o publicitário percorrendo a internet toda atrás de sites que tem conteúdo interessante e que tem a ver com os seus clientes. Isso fez com que diversas agencias tivessem um roll de sites.

Do outro lado a mesma coisa, produz mídia kit, cata agência, empresa, amigo, parente todo mundo para enviar. Bem trabalho, não é?

Daí surge as primeiras grandes ideias: Programa de Afiliados.

O que são os programas de afiliados?

Programa de afiliado é basicamente você se afiliar a um produto e divulgar ele na internet, a cada venda feita pela sua divulgação, você tem direito a uma comissão.

Cada programa tem a sua forma de comissão. Você se torna basicamente um vendedor daquele produto.

Mas esse modelo ainda tem um problema, você precisa encontrar um produto que se encaixe com o seu público para se afiliar. Então algumas empresas criaram outros estilos de programas de afiliados.

Entre elas, o Google, que criou o Google Adsense. Que nada mais é que um programa de afiliados onde você só precisa se cadastrar, pegar um código deles e colocar no seu site.

O trabalho de encontrar um produto que dá match com o seu público alvo é todo do google Adsense, ele encontra os anunciantes, ele entende qual é o seu conteúdo e exibe apenas produtos relacionados com o conteúdo do seu site ou blog. Simples assim.

Para facilitar ainda mais, ele deixa você escrever quais nichos você quer ou não serem exibidos.

E não para por aí, o google Adsense se estende para sites, blog, YouTube(vídeos) e até para aplicativos, seja jogos ou o seu aplicativo qualquer.

Como o google Adsense funciona?

Vamos colocar em outras formas mais offline, é como se você pegasse um pedaço do seu site e alugasse, as formas de alugar são diversas, CPM, CPC, CPA e por aí vai, mas explicar isso em outro artigo.

Você aluga esse espaço, que você define o tamanho, mas os tamanhos mais comuns são: 300×300, 250×300, 728×90 e outros. Definido o espaço, você vai na sua conta do google Adsense e pega um código referente a esse tamanho.

Com o código em mãos basta você colocar ele no local exato do blog onde você quer exibir, daí em diante o trabalho é do google, entender o seu nicho, procurar dentro dos milhões de anunciantes que ele já tem, quais produtos se dariam melhor dentro do seu site.

Depois disso o google vai te pagar uma porcentagem do valor combinado com o anunciante, seja por visualização(tantas mil pessoas viram o anuncio) ou por clique(tanta x pessoas clicaram no anuncio)

Quais os benefícios do google Adsense?

Os beneficios são vários, ainda mais quando você está começando e não entende muito sobre publico alvo ou como encontrar os anunciantes.

O programa de afiliados do google Adsense pode gerar uma ótima receita para o seu site, poupando tempo nas relações com os anunciantes.

O Google Adsense é gratuito, de forma grátis você tem acessos a anunciantes que você nunca teria, uma plataforma robusta que vai te ajudar a gerar cada vez mais grana, relatórios por site, por anuncio, por tempo.

Espero ter conseguido te ajudar com isso, espero que você tenha conseguido entender um pouquinho mais sobre o que e google Adsense.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply